A meditação mindfulness reduz a dor

A meditação da atenção plena é mais eficaz do que o placebo na redução da dor. MRIs mostraram que ativa áreas do cérebro envolvidas no controle da dor e age de forma diferente do que o placebo.

meditação pode ser parte de uma jornada espiritual, mas também ganhando mais e mais interesse no campo da saúde e, especialmente, no contexto da gestão da dor . Para descobrir se a meditação mindfulness pode ter o mesmo papel que um placebo , os pesquisadores usaram duas abordagens: autorrelato de dor e imagens médicas.

Esta pesquisa futura no Journal of Neurology foi conduzida pelo  Wake Forest Baptist Medical Center . 75 pessoas saudáveis ​​participaram. A dor estudada foi causada por uma sonda de calor que aqueceu uma pequena área da pele a 49 ° C, uma temperatura geralmente considerada dolorosa. Os participantes notaram a intensidade da dor (a sensação física ) e o aspecto desagradável dessa dor (a resposta emocional). Os cérebros dos participantes foram submetidos a ressonância magnética com uma marcação de spin arterial.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos que foram submetidos a diferentes intervenções por quatro dias. Um primeiro grupo testou o efeito de um creme placebo, apresentado como analgésico . Durante quatro dias, os participantes tiveram que espalhá-los em suas pernas e testar a sonda quente. Outro grupo teve uma falsa experiência de meditação, ou “meditação placebo”: eles tiveram que respirar profundamente por 20 minutos, mas sem serem encorajados a fazer esse exercício em plena consciência. Um grupo de controle teve que ouvir uma gravação de um livro muito chato por 20 minutos. Finalmente, um grupo teve que meditar com total consciência: eles tiveram que sentar por 20 minutos, fechar os olhos e ouça instruções para focar sua atenção em seus sentimentos.

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O scanner mostra que a meditação funciona de maneira diferente do que o placebo

Após estas intervenções, os participantes novamente tiveram uma ressonância magnética com uma experiência dolorosa e tiveram que usar seu treinamento (respiração profunda, meditação mindfulness …). Houve diminuição da dor em todos os grupos, mas o grupo de meditação mindfulness teve a maior queda: -27% para a intensidade da dor e -44% para o aspecto emocional da dor. dor. Em comparação, o creme placebo reduziu a sensação de dor em 11% e o aspecto emocional da dor em 13%. O grupo que recebeu a meditação placebo teve uma pequena redução na intensidade da dor (9%) e no desconforto (24%): a meditação com placebo pode reduzir a dor simplesmente

Além disso, lembrança meditação reduziu a dor por activação de áreas do cérebro associadas com o controlo da dor: o córtex, cingulado anterior e orbitofrontal. Em contraste, o creme placebo reduziu a dor limitando a atividade cerebral em outras áreas da dor (o córtex somatossensorial secundário). Isso significa que a meditação da atenção plena não induziu a mesma atividade cerebral que o creme placebo.

Da mesma forma, outra região do cérebro , o tálamo , foi desativada durante a meditação da atenção plena, mas foi ativada sob outras condições. Essa região do cérebro serve como uma ”  porta de entrada ” para a informação sensorial antes de atingir os centros cerebrais superiores. Ao desativar esta área, a meditação da atenção plena poderia induzir um “desaparecimento” dos sinais de dor no cérebro.

Isso sugere que a meditação da atenção plena pode melhorar o tratamento da dor. No entanto, estes resultados obtidos em voluntários saudáveis ​​não podem ser extrapolados, por ora, para pacientes que sofrem de dor crônica .

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